Produtos Enológicos

Soluções e biotecnologias de prestígio para acrescentar valor ao seu vinho....

Inovação Tecnologicas

Inovações personalizadas para responder às necessidades dos nossos parceiros....

Serviços de Inovação

O mais elevado nível tecnológico ao alcance de todos...

Palolite - Esteio para vinha

 

MELHORAMOS O NATURAL E INVENTAMOS A TECNOLOGIA

O ESTEIO IDEAL PARA A VINHA CARACTERIZA-SE PELAS SEGUINTES QUALIDADES:

- dimensão, cor e superfície semelhantes ao aspecto tradicional;
- ligeiro, favorece e acelera o posicionamento, reduzindo os custos de implantação;
- segurança, permite proteger as mão dos operadores;
- resistência mecânica e flexível, de modo a absorver os toques das máquinas sem danificá-las;
- inatacabilidade por parte dos agentes atmosféricos ou produtos fitossanitários;
- uniformidade dimensional , essencialmente importante para os trabalhos mecanizados;
 - grande economia durante a preparação da vinha, e facilidade de posicionamento dos arames sobre os dois lados do esteio, utilizando as cavidades existentes no molde.
- robustez, permite reduzir  a quantidade de esteios, e reduzir os custos de implantação;
- respeito ecológico, garante a ausência de dispersão de substâncias;
- respeito pelo meio, porque mesmo após utilização, não será necessária nenhuma despesa para colocá-los como resíduo, já que os esteios poderão ser vendidos como detritos para fundição do aço e os plástico agirá como aditivo calórico.

Patente europeia de invenção industrial


A universidade de Tento- Departamento de Engenharia dos materiais e tecnologias industriais – efectuaram os seguintes ensaios:


  • ENSAIOS DE AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À DEGRADAÇÃO DO MEIO

    Os materiais ensaiados demonstraram em conformidade com o regulamento ASTM G-53 uma excelente resistência aos agentes atmosféricos, ou seja, foto-oxidação por irradiação UV e ciclagens térmicas a -18° +50° C. As propriedades físicas do polímero (aspecto estético, deformação e resistência mecânica) não sofreram qualquer alteração visível ao microscópio ampliado 200 x, nem por análise química por infravermelhos.
    Em consideração aos rigorosos ensaios realizados, consideramos que os esteios podem resistir à degradação ambiental num meio rural sem ser submetidos a nenhuma alteração significativa, nem de natureza estética, nem mecânica, que possa prejudicar a funcionalidade.


  • ENSAIOS DE DISPERSÃO SEGUNDO O REGULAMENTO UNI 7035

    Os ensaios demonstraram que o esteio da vinha, moldado por injecção, respeita os limites de dispersão estabelecidos pelos Decreto Ministerial do 21 de Março 1973 Art.5 e medidos segundo o procedimento da regulamentação UNI 7035, ou seja, quer em meio básico, quer em meio ácido ou neutro.
    Em consideração aos rigorosos ensaios realizados, consideramos que os esteios são um produto ecologicamente seguro no tempo, para uma utilização em terrenos rurais.


  • ENSAIOS DE DEGRADAÇÃO CORROSIVA DA ESTRUTURA INTERNA DE METAL

    Os ensaios demonstraram que os esteios da vinha, moldados por injecção e com uma estrutura interior em metal, não apresentam qualquer problema significativo de corrosão, nem para infiltrações líquidas exteriores (a estrutura polimérica protege o metal), nem por efeito de condensação interior causadas por diferentes condições de utilização.
    Em consideração aos ensaios efectuados e avaliações técnicas, consideramos que os esteios podem resistir a problemas de corrosão da estrutura metálica, no caso de utilizações adequadas dos terrenos naturais.

 

 

 

 

Test Durabilidade, Test Tensões de flexão, Patente